← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O Jatobá (Hymenaea sp) é uma árvore da família Fabaceae, também conhecido como embaúva, imbaúba, umbaúba, umbaubeira, ambaíba, árvore-da-preguiça e umbaúba-do-brejo.
Árvore. Altura de 15 a 20 metros, dependendo da espécie pode chegar a 40 metros, com tronco até 1 metro de diâmetro. Flores brancas e frutos em forma de vagem.
No Brasil, a mais alta é o jatobá-amazônico (H. courbaril) que ocorre em toda a região amazônica e no Nordeste. Há outra espécie amazônica (H. parvifolia), de distribuição restrita ao baixo Amazonas. O menor jatobá é o do Cerrado (H. stigonocarpa). Já o jatobá-do-mato (H. stilbocarpa) ocorre em todo Brasil Central, São Paulo e Mato Grosso do Sul. E existem ainda mais duas espécies na Mata Atlântica: H. altissima, que ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo, e H. rubriflora, na Bahia e Espírito Santo.
O fruto serve de alimento para homens e animais, é quatro vezes mais rico em potássio do que a banana e o seu teor energético é equivalente. Do jatobá também se tira madeira para a construção pesada, esteios, vigas, assoalhos, carrocerias e móveis. A casca fornece resina para a fabricação de vernizes.
Na medicina popular, aproveita-se a seiva contra tosse e bronquite; o chá da casca serve para combater problemas estomacais e para tratamento de pé-de-atleta e fungos dos pés; a resina é indicada para problemas do trato-respiratório superior e cardiopulmonares. Como se não bastasse, o jatobá também pode ser utilizado na recomposição de matas degradadas.
Floresce de setembro a outubro já os frutos amadurecem em Junho, para coleta de sementes basta pegar os frutos que estão sendo consumido por pássaros, o difícil é encontrar um maduro, pois as aves os consomem antes mesmo de amadurecerem completamente.
Não disponível no momento.
Sanhaços, sabiás, periquitos entre outros…
Natural da América Central, América do Sul, Índias Ocidentais e Leste da África. No Brasil, região amazônica, cerrado e mata atlântica dependendo da espécie.